Um dringue com Carla Pernambuco

Uma jarra de Clericot gelada e a chef Carla Pernambuco abre na memória o álbum de família, dias de sol bom, as primeiras transformações da vida

Por Cristina Ramalho

Carla Pernambuco
Carla Pernambuco em sua cozinha: os bons sabores da vida são inspirações

Faz pouco tempo, a chef Carla Pernambuco foi a um casamento em José Ignacio, praia linda do Uruguai, juntinho de Punta Del Este. Ela, a mãe, D. Marlene, as filhas, Floriana e Julia, mulheres escolhendo os melhores vestidos num cenário que Carla acha um dos mais lindos do mundo. Ir a Punta, para ela, é sempre abrir o álbum de família: era lá que passava suas férias de menina, fugindo das águas vivas no mar. O mar que entrou na infância e tomou conta da adolescência toda. Foi em Punta que Carla descobriu que eram muitos – e bons – os sabores da vida. Os presuntos que seu pai adorava. O sorvete Conaprole, tomado aos poucos, encostada no Simca rabo de peixe. Foi em Punta que ela aprendeu a dirigir num Fusca, aos 14 anos. E onde descobriu o primeiro drinque: o Clericot.

Qual o seu drinque favorito no momento, Carla?

Ah, estou numa fase drinques-de-verão, o meu favorito é o Clericot. Adoro Clericot, sirvo no meu bistrô Las Chicas, mas recentemente fui a um casamento na praia de José Ignácio, em Punta Del Este, e tomei um maravilhoso no Parador La Huella, é especial.

O que ele tem de diferente?

Peguei a receita, eles colocam creme de cassis, fica sensacional. Mas essa viagem foi muito especial porque fui com minhas duas filhas, Floriana e Julia, e minha mãe, e foi uma viagem de grandes momentos, só nós, as mulheres da família. Tudo lá me lembra minha infância, minha adolescência.

Você serve Clericot no seu bistrô Las Chicas, mas não no Carlota.

O Clericot tem no Las Chicas desde que abriu, combina com o clima do lugar. No Carlota temos outros drinques de verão que adoro, como o mojito, que a gente faz com tangerina.

la huella
Clericot do Parador La Huella (foto: cortesia TripAdvisor)

RECEITA DE CLERICOT DO PARADOR LA HUELLA

Ingredientes

1 jarra de 1 litro

60 gramas (uns 5 pedaços) de maçã vermelha

60 gramas de maçã verde

60 gramas de pera

60 gramas de pêssego

1/2 copo de uvas

1/2 copo de morangos

60 gramas de açúcar

15 ml de creme de cassis

15 ml de vodca

2 copos cheios de cubo de gelo

750 ml (uma garrafa) de vinho branco seco

Modo de preparo 

Lavar as frutas e cortá-las sem descascar. Corte em pedaços não muito grandes, para que possam caber no copo em que você for servir. Colocar as frutas na jarra e acrescentar o açúcar, o creme de cassis e a vodca. Mexa bem e deixe descansando por uma hora. Depois colocar todas as pedras de gelo e a garrafa inteira de vinho branco, mexer e servir bem gelado. Sirva em cada taça primeiro o líquido, e aos poucos deixe cair os pedaços de frutas.

* Se quiser tomar o Clericot em São Paulo, vá ao Las Chicas, bistrô da chef Carla Pernambuco, rua Oscar Freire, 1607, SP, tel.: 11 3063-0533.

* Parador La Huella: Calle de Los Cisnes, José Ignacio 20402, Uruguai
, tel.: +598 4486 2279

uruguay

O que é Clericot

Uma espécie de sangria feita com vinho branco, e a história conta que ele foi inventado pelos ingleses que viviam na Índia no século 19, e queriam uma bebida para refrescar naquele calorão, usando vinho claret misturado a frutas. Chamava-se Claret Cup, originalmente, e não se sabe por que razão ganhou o nome de Clericot (alguém deve ter enrolado a língua e rebatizado o drinque). Acabou se tornando uma bebida típica da Argentina e do Uruguai.

E para combinar com o momento arejado da vida que veio com a bebida, Carla escolheu a canção Todo Se Transforma, do uruguaio Jorge Drexler. O argentino Luis Alberto Spinetta e Os Mutantes embalaram a adolescência psicodélica da chef.

*
Créditos das fotos: Carla Pernambuco (Divulgação), Clericot (cortesia TripAdvisor), Pôster Uruguai (Reprodução)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s