Tequila Jose Cuervo lança desafio: quem prepara o melhor drinque?

A marca apresenta o concurso Dons of Tequila, em que participantes de 17 países vão mostrar sua magia para criar coquetéis à base do destilado de agave azul

Por Sergio Crusco

tequila_paloma
Paloma: drinque sensação na noite da Jose Cuervo no restaurante La Central

Quer ter um blend de tequila Jose Cuervo com seu nome estampado no rótulo e ainda receber um título de distinção no México? Comece a pensar na receita. Na segunda-feira (30), a Jose Cuervo apresentou em São Paulo uma nova ação global que vai abalar o mundo da mixologia em 17 países. Profissionais da coquetelaria e mesmo amadores serão convidados a criar drinques com as tequilas da marca. O vencedor viajará para Tequila, no México, conhecerá a destilaria da Jose Cuervo, criará seu próprio blend e ganhará 500 garrafas com seu nome gravado. Olha que luxo.

Quem vencer a parada também receberá o título de Don (algo parecido, no México, com a deferência com que se trata um “Sir” na Inglaterra). Ao longo de seus 250 anos de história, a Jose Cuervo tem destacado alguns (poucos) Dons of Tequila, como Sixto Gorjón, que em 1873 defendeu a cidade de Tequila e suas destilarias do bando de Manuel Lozada, gatuno que tocava terror no México do final do século 19.

Para participar, acesse o site Dons of Tequila e conheça o regulamento.

tequila_ingredientes
Balcão montado no La Central para os convidados criarem seus drinques

Para o público do evento, no restaurante La Central, térreo do Edifício Copan, foi a chance de também bolar seus drinques, em um bar preparado para isso, e provar vários coquetéis da casa, criados pelo bartender Fabio La Pietra (residente do SubAstor) e pelo mixologista e consultor Marco de La Roche.

tequila_bartender
Uma rodada de Margaritas prestes a ser servida

Versátil, a tequila se presta a uma grande variedade de combinações, especialmente com os exemplares menos envelhecidos e, portanto, menos ricos em aromas e sabores. A mais popular, todo mundo sabe, é a Margarita. Mas a equipe do La Central se esmerou em mostrar suas habilidades, em receitas que levam suco de tomate (fica parecido ao Bloody Mary), suco de maçã, maracujá… Um dos hits foi o coquetel Paloma, com grapefruit e limão, bem conhecido no México, mas ainda pouco difundido por aqui (veja a receita no final do post).

Vai lá: se quiser provar os drinques tequileros do La Central, o endereço é Av. São Luís, 140, loja 53 (Edifício Copan), tel.: (11) 3231-0570. As comidas – tacos, tortillas, massa com frutos do mar, pratos à base de feijão – vão superbem com os coquetéis da casa e opções variadas de cervejas brasileiras, mexicanas e americanas.

UM DRINQUE COM NOME DE MULHER

Ziegfeld Model Risque - 1920s - by Alfred Cheney Johnston
Marjorie King teria sido a culpada pela invenção da Margarita

A história da maioria dos coquetéis clássicos é sempre cheia de mistérios e controvérsias. Com a Margarita não é diferente. Uma das lendas dá conta de que foi criada em 1938 por Carlos “Danny” Herrera, bartender do restaurante Rancho de La Gloria, entre as cidades mexicanas de Tijuana e Rosarito. Dizem que foi uma homenagem a Marjorie King, ex-bailarina da companhia Ziegfield Follies, alérgica a vários destilados, menos tequila. Como achamos Marjorie uma fofura em sua pose vamp, desenvolta em sedas e um longo colar de pérolas, tendemos a acreditar mais nessa conversa.

Há outras: o coquetel com tequila, suco de limão e triple sec teria sido inventado para agradar outra beldade, Margarita Henkel, filha do embaixador alemão no México, na cidade de Ensenada, em 1941. E mais tantas… Enrique Bastate Gutierrez insistia ser o dono da receita original, criada nos anos 1930 por inspiração de Margarita Carmen Cansino, dançarina arrasa-quarteirão que se apresentava nos nightclubs de Tijuana. Sabem quem? Rita Hayworth, ora essa.

margarita ad
Ilustração de Sam Katz para Jose Cuervo
tequila_anjelica
Anjelica Huston e seus dois drinques azulões

Qualquer que tenha sido a história, é de se imaginar que essas moças sacudidas e cosmopolitas, depois de seus saracoteios pelo México, levaram a receita a outros cassinos, praias e hotéis descolados – e a fama da Margarita se espalhou como rastilho de pólvora. A Jose Cuervo sempre soube associar o glamour feminino ao seu produto.

tequila_joan_collins
Joan Collins turbina o seu Tom com tequila

Nos anos 1940, a marca já anunciava a Margarita como o “o novo drinque favorito da América”, usando a imagem de uma bonitona empunhando seu coquetel numa fina taça de cristal. Nos anos 1960, dizia que Margarita era “mais que um nome de garota”, numa série classuda de peças publicitárias assinadas pelo artista plástico Sam Katz. Mais tarde teria como garotas-propaganda estrelas de grande porte como a chique Anjelica Huston (bebendo um drinque azulão, o Cuervo Moonlight Margarita, com um toque de Blue Curaçao) e a espalha-brasa Joan Collins (sugerindo uma versão dourada do Tom Collins, sobre o qual já falamos em outro post).

American-bartender

RECEITA DE PALOMA

Ingredientes

50 ml de tequila branca

15 ml de suco de grapefruit

15 ml de suco de limão

1 a 2 colheres (café) de açúcar

Gelo

Schweppes Citrus para completar

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes (menos a Schweppes) numa coquteleira com gelo. Bata bem. Despeje o líquido num copo longo com gelo, complete com a Schweppes Citrus, mexa suavemente com uma colher bailarina. Decore com uma fatia de grapefruit.

Musiquinhas tequileras para inspirar a criação do seu drinque

 *

Créditos das fotos: Drinque La Paloma e ambiente do bar (Sergio Crusco), Marjorie King e anúncios antigos Jose Cuervo (Reprodução), Ilustração Bartender (Reprodução/Clipart).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s