Um dringue com Seu Jorge

Seu Jorge veio a São Paulo para conversar sobre Músicas Para Churrasco II, novo disco de sua série de canções sacudidas para festas. O encontro aconteceu na cervejaria Karavelle, da qual é sócio. Entre um papo e outro, falamos sobre sobre a bebida que ele mais curte: cerveja

Por Sergio Crusco 

seu_jorge_cerveja
Seu Jorge durante o lançamento de Músicas para Churrasco II, cervejinha sempre por perto

Como foi a transição de apreciador de cerveja para empresário do ramo?

Fui à casa de um dos meus sócios e eles já faziam o chope Karavelle. Quando provei, disse na hora: “Vamos engarrafar essa porra, right now”!

Tem um estilo predileto de cerveja?

Gosto da cerveja de todo o dia, a Pilsen, é a cerveja do estilo brasileiro. Agora, com a chegada da cerveja artesanal no Brasil, a gente descobre outros sabores, eles proporcionam harmonização com as comidas. Mas gosto mesmo de cerveja porque é uma bebida fácil, boa para se refrescar. Você não se refresca com uísque ou caipirinha, toma pelo paladar. A cerveja é mais tranquila, é diurética, o corpo metaboliza melhor.

Existe alguma bebida da qual você nem chega perto?

Campari.

Já teve algum problema com ele?

Não, é que acho o gosto ruim mesmo. Dessas coisas amargas, água tônica, Fernet, eu não gosto. Catuaba é legal, e curto um vinho de vez em quando. Mas sou é cervejeiro.

Em Los Angeles, onde você está morando, como faz para matar a saudade da Karavelle?

Em Los Angeles bebo suco, água, café de vez em quando. Nem conheço os bares direito, porque estão longe de casa, preciso pegar o carro.

Qual sua receita para um bom churrasco?

O churrasco quem faz são as pessoas, é a gente que faz a festa acontecer. Mas tem de ter Karavelle gelada, não pode molhar o carvão – molhar o carvão é a pior coisa que pode acontecer. Tem de ter carne fresca e música ao vivo, mas também uma boa seleção mecânica, pois os músicos precisam parar para beber e beijar na boca. No mais é rir, se divertir e aproveitar o tempo juntos.

Tem alguma história boa de bar para contar?

Eu estava num bar do Baixo Gávea e me avisaram que o Vik Muniz queria me conhecer. Dei um tempo e fui até a mesa dele. Na hora apareceu um garoto que vendia chiclete e nos desafiou: se perdêssemos dele no jogo da velha, teríamos de comprar um chiclete. O moleque ganhou todas, acabamos comprando a caixa inteira.

cd-seu-jorge-musicas-para-churrasco-ii
Capa criada pelo artista plástico Vik Muniz para o novo álbum de Seu Jorge

Foi assim que começou a parceria entre vocês?

Cheguei em casa e minha mulher perguntou onde eu estava. “Tava na manguaça, conheci um tal de Vik Munhoz”. Ela abriu o olho: “Vik Muniz! Esse cara é importante!” Foi aí que eu descobri que ele fazia umas paradas com fotos, fez a capa dos Tribalistas com chocolate. Ele me convidou para ser fotografado, participei de uma exposição onde também tinha fotos da Camila Pitanga, do Lula… Essa foto virou capa do meu disco Cru, mas o Vik achou que a imagem não funcionou no formato pequeno do CD. Agora, em Músicas Para Churrasco II, fez um trabalho gráfico baseado nos cartazes de supermercado.

SABOR KARAVELLE

Karavelleslider_EDIT
A família de rótulos da cervejaria artesanal Karavelle

Depois de Seu Jorge propor aos sócios Dinho Diniz e Otávio Veiga o engarrafamento da cerveja Karavelle, em 2013, a marca rapidamente conquistou o mercado brasileiro com uma linha que até hoje contabiliza seis estilos. Além da Pilsen, a preferida do cantor, compositor e ator, o portfólio da marca é formado por Red Ale Hell, Barba Negra (Stout), IPA, Keller e Weiss. As cervejas podem ser encontradas em empórios e supermercados ou serem degustadas nas duas casas Karavelle em São Paulo, no brew pub da Alemeda Lorena, 1784, e na casa com música ao vivo da Rua Amauri, 334.

Música é assunto que não pode faltar em qualquer conversa com Seu Jorge. Confira aqui uma faixa de Músicas para Churrasco II e uma playlist dos heróis do compositor carioca: “Levo para onde quer que eu vá”, diz ele.

*

Créditos das fotos: Seu Jorge (Reprodução/Facebook Seu Jorge), Capa do CD e Cervejas Karavelle (Divulgação)

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s