Vedett Extra Ordinary IPA: para quem quer pular para o galho de cima

IPA_Display_EDIT
Vedett IPA em noite de gala

Há um papo curioso sobre transição no mundo cervejeiro (para mim, pelo menos). Mais ou menos assim: o paladar vai apurando, você deixa de achar graça nos estilos leves à medida que aprende a saborear os mais encorpados, lupulados, complexos.

Entendo o raciocínio, não vejo graça é na postura de quem ergue uma taça de India Pale Ale com o ar superior de quem já transitou pelas cervejas bobas e agora está num patamar mais nobre, olha para o resto da humanidade com cara above the clouds. Ouvi na noite de lançamento da Vedett Extra Ordinary IPA, em São Paulo, na Barbearia Corleone: “Fulano abandonou as cervejas de trigo (como se houvesse saído do rehab) e agora bebe IPA”. Outra: “IPA tá na moda porque é a cerveja dos hipsters”. Ha ha ha!

Cerveja de trigo (que sempre hei de amar) passa a ser coisa de fracote, mariquinha – de quem, coitado, não entende do riscado, não tá com nada e vai levar 15 mangos pela cara de pau, diria Aracy de Almeida (pra você ver de que tempo eu sou). E olha que a Vedett Extra White, witbier sutilíssima, que dá até para beber no café da manhã, continua sendo o carro chefe da marca belga.

IPA_banehira
A banheira de IPA foi unanimidade na noite de lançamento: “Queria uma dessas lá em casa” foi a frase que mais se ouviu

Ouvi, enfim, de um camarada: “Essa é ótima para quem está fazendo a transição”. Dá para entender também. A IPA da Vedett é menos amarga do que suas irmãs de estilo, teor alcoólico maneiro (5,5%) e toque cítrico atenuado. Ninguém vai fazer cara feia e querer voltar atrás. Os da cerveja boba conseguem pular para a menos boba sem precisar de tanto fôlego. Ela é fácil de beber, refrescante, e imagino que caia bem com pratos picantes, linguicinhas tostadas e outras gulodices condimentadas.

Mas continuo gostando de pular de galho em galho – tem o dia das emoções fortes e o dia da leveza. Às vezes estou meio fracote e fora de moda já sou faz tempo. Se o seu caso, porém, é fazer a transição, vai de Vedett IPA que o caminho é suave.

A Vedett Extra Ordinary IPA é produzida pela Brouwerij Duvel Moortgat, importada pela Interfood e tem preço sugerido de R$ 20,00 (garrafa de 330 ml)

Por Sergio Crusco

*

Fotos: Sergio Crusco

3 comentários

  1. Caro Sérgio,

    sigo vários beberrões no instagram e, por conta disso, acompanhei o lançamento da Vedett IPA, mas infelizmente apenas pela rede social. Desde então, procuro-a em tudo quanto é canto e nunca encontrei.

    Sabe me dizer alguns nomes de bares, supermercados ou empórios em que possa encontrá-la, por favor?

    Muito obrigada,

    Flávia Couto

    Curtir

    • Olá, Flávia, a Vedett IPA está a venda em alguns empórios virtuais como Cerveja Store e The Beer Planet. Em alguns outros pontos está esgotada. Tentei dar uma olhada no Empório Alto dos Pinheiros, mas a página não está dando informações sobre o estoque deles. Tente dar uma ligada lá: (11) 3031 – 4328. O “acervo” deles costuma ser completo. Boa sorte!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s