Degusta Beer & Food é a grande festa da cerveja em São Paulo

Cervejarias brasileiras e importadoras levam cerca de 400 rótulos ao evento, que acontece de 15 a 18 de julho, com palestras, degustações e harmonizações comandadas por profissionais do mundo cervejeiro

Por Sergio Crusco

10582766_1529983337232211_7101378595229923360_o
Cerveja e sabedoria transbordam no Degusta Beer & Food

Um pavilhão cheio de cerveja, comidinhas, música e amigos. Que cervejeiro não sonha com isso? Poi essa é a hora: dia 15 de julho começa a segunda edição paulistana do Degusta Beer & Food, que vai até dia 28 no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center.

São cerca de 400 rótulos de cervejarias nacionais e importadas. Você para e prova uma witbier aqui, uma IPA acolá, uma stout no outro canto. E assim vai a vida. Algumas das cervejarias confirmadas para o evento são Saint Bier e Lohn (Santa Catarina), Coruja (Porto Alegre), Mistura Clássica (Rio de Janeiro) e as paulistas Mea Culpa, Nacional, Suméria, Dama Bier, Colorado, Burgman e Baden Baden. Garatindo as cores internacionais do evento, há estandes de importadoras como Bier & Wein, Meara, Lorch e Casa Flora.

foto_degusta
Mesas de sinuca fazem parte da ambiance da festa

Mas o evento não vale só pelo prazer de experimentar novos rótulos, comparar estilos e saber se eles vão bem com pastel de carne seca ou queijo defumado. A sabedoria de mestres cervejeiros, sommeliers, empresários, mixologistas, chefs, donos de bares, jornalistas e outros profissionais do mundo cervejístico também transbordará em uma série de palestras, degustações e harmonizações para quem quer saber mais. O bartender Derivan de Souza, por exemplo, mostrará a arte de fazer coquetéis com cerveja, na companhia do sommelier José Márcio Cunha. Outra tabelinha que promete dar samba é a da mestre cervejeira Cilene Saorin e do apresentador Edgard Piccoli, falando sobre cerveja e música.

Uma roda de debate que promete dar água na boca é “Cerveja à mesa: será que o brasileiro já entendeu essa ideia?”, com André Clemente (Revista Prazeres da Mesa), Helô Lupinacci (Caderno Paladar – Estadão), Marcelo Cury (Revista Gosto), Rafael Rodriguez (Blog All Beers) e Roberto Fonseca (Revista Menu), com mediação de René Aduan Jr (Alma Rústica Gastronomia). Confira a programação completa aqui.

Outra atração do evento em 2015 é o Campeonato Mundial de Sommeliers de Cervejas (BSWC 2015 – IV Beer Sommelier World Championship), que acontece pela primeira vez no Brasil, com 50 participantes, entre eles 22 brasileiros. Temos boas chances numéricas de sair com o título, portanto.

E tem mais: paralelamente ao Degusta Beer & Food, acontece a Brasil Brau, feira internacional de tecnologia em cerveja que reunirá profissionais para conhecer novidades em equipamentos, ingredientes e acessórios, com expositores do Brasil, da China, da Bélgica, da Alemanha, dos Estados Unidos, da Rússia e da Colômbia. A Brasil Brau não está aberta a quem comprar ingressos para o Degusta.

Se achar preocupante a lonjura do São Paulo Expo, não esquente: a organização do Degusta colocará à disposição transporte gratuito a partir da estação Jabaquara do Metrô. Dá para deixar o carro em casa, pedir aquela saideira e voltar pimpão. Mas lembre-se que um dos lemas do Degusta Beer & Food é o mesmo que o nosso: beba bem e beba menos.

Para maiores informações sobre preços, horários e funcionamento do evento, dê um pulo no site oficial.

Se o brasileiro já sabe harmonizar cerveja com comida, eu sei lá. Bessie Smith manjava essa parada faz tempo: gostava com pé de porco.

*

Créditos das fotos: Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s