Conheça Melicana, a aguardente de mel

Não é cachaça. É destilado do mel, receita tradicional de Minas Gerais só agora lançada largamente no mercado. Para fundir a cuca – e espalhar uma doçura bem sutil por aí…

Por Sergio Crusco

arte mel

Beautiful girl playing viola in honeycomb dress and hair, óleo sobre tela de Andrew Merenkov

Se você pensa que Melicana é cachaça, Melicana não é cachaça, não. Embora o nome terminado em “cana” confunda um bocado, de garapa ou melaço ela não tem nada. Também não vá pensar que se trata de uma bebida “com” adição de mel. Ela é destilada “a partir” do mel de abelha. Fermentou o mel, destilou, deu aguardente. Simples assim. Melicana, de fato, é o nome da destilaria que produz essa bebida pouco comum, mas corre o risco de ficar na história como marca que acaba dando nome ao produto, tipo Gillette.

A receita era popular na região de Bom Despacho, centro-oeste de Minas Gerais, onde alguns destiladores informais a preparavam. O empresário José Carlos de Assis, que até o momento não atuava no ramo de bebidas, resolveu aperfeiçoá-la, um Professor Pardal do alambique. Foram quase dez anos de testes e provas entre amigos, até que sua mulher, Lélida Assis, exigiu uma posição ante ao mar de aguardente que se avolumava em seu galpão de experiências: “O que vamos fazer com tanta bebida estocada? Vamos tratar de vender!”, tomou a dianteira. Nasceu a marca.

Se gosta de destilados diferentes, espere uma bebida elegante, que desce com maciez e, por estranho que possa parecer, não é doce. O sabor do mel na Melicana é muito sutil, prevalece no retrogosto. Mais notável, inclusive no aroma, é a característica de baunilha, proveniente do estágio da bebida em carvalho. Mas essas notas adocicadas são bem balanceadas com a acidez da aguardente. Pena é o preço, por volta dos R$ 200 (e é bom fazer uma pesquisa antes de comprar, pois há variações consideráveis nos empórios). De qualquer forma, é um belo presente a quem quer novidade.

Para os tradicionais, a Cachaçaria Melicana também produz cachaças. Uma vem do caldo de cana. Outra, do melado, originando uma bebida prima do rum, perfeita para drinques tropicais. Para saber mais, visite o site oficial da destilaria.

melicana aguardente - Edit

A garrafa de Melicana: feita para bem impressionar

 

A Taste of Honey

*

Créditos das imagens: Reprodução/Galeria Saatchi Art (tela), Divulgação (Garrafa Melicana)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s