Guilhotina Bar lança nova carta O Louco, inspirada nos 22 arcanos maiores do tarot

O bartender Márcio Silva apresenta muitas novidades para os seus fãs, com drinques para vários perfis de paladar. As cartas místicas do novo menu do Guilhotina, em forma de oráculo, podem ser colecionadas – mas é preciso provar todos os coquetéis para completar o baralho

Por Sergio Crusco / Fotos: Rubens Kato/Divulgação

Guilhotina_carta_o_louco
A nova carta e o baralho de tarot do Guilhotina Bar, desenhado pela equipe da agência Ninguém Mais Tem

Quem segue as redes sociais do Guilhotina Bar deve ter visto a quebração que aconteceu nos últimos tempos: coquetéis martelados, apedrejados, esfaqueados, tijolados e estilhaçados de outras formas malucas. Era o adeus à carta inaugural do bar, em cartaz desde dezembro de 2016, dando espaço para um novo time de drinques.

Esperada com bastante antecipação, a carta O Louco, inspirada nos 22 arcanos maiores do tarot, finalmente foi lançada na semana passada, mas algumas das novas receitas já vinham sendo apresentadas pelo bartender Márcio Silva, a alma do Guilhotina, em eventos de guest bartending no seu e em outros bares da cidade.

Numa dessas, eu já havia caído de amores pelo Un*Fool*Ish, coquetel com Johnnie Walker Black Label, vermutes Oscar 697 Rosso e Martini Rubino, licor Bénédictine e pêssego. Potente e complexo, ele traz o amadeirado do uísque, as notas vínicas, amargas e herbáceas dos vermutes, o dulçor proveniente do licor. Uma profusão de sabores que tudo tem a ver com a infinidade de caminhos que O Louco, arcano número zero do tarot, pode tomar em sua jornada.

UN-FOOL-ISH_01
Un*Fool*Ish, o drinque do Louco, que abre a carta: complexo e com notas em várias direções do paladar

“O Louco é um aventureiro em busca do inusitado e também uma espécie de curinga no baralho do tarot. Ele é desapegado, carrega pouca coisa e acredita que tudo vai dar certo. Segue seus instintos sem se preocupar com grana ou segurança. Precisa de pouco e faz o que tem vontade. Do lado negativo, a atitude do Louco pode pecar também pela ingenuidade e pela irresponsabilidade”, diz a taróloga e astróloga Mariana Candeias, autora da página Maga Astrológica.

A inspiração para a nova fase do Guilhotina veio para Márcio em meio a uma caminhada, em circunstâncias místicas. “Eu estava andando em Milão e uma cigana me abordou. Desconfiei, porque no fundo o que elas querem é sempre algum dinheiro. Mas ela insistiu e disse que precisava me dar uma carta. Era o Louco, a carta que anuncia uma nova jornada e transcende todas as outras cartas do tarot”, ela conta.

Depois da estreia vitoriosa do Guilhotina, com prêmios conquistados no Brasil e no exterior (estar na lista dos 100 melhores do mundo, por exemplo), a nova caminhada de Márcio começou em setembro do ano passado. Instigado com a intervenção da cigana, ele foi procurar explicações na leitura de Jung e filosofou sobre os significados ocultos dos arcanos do tarot. Também fez testes, muitos testes com bebidas e ingredientes, em colaboração com sua equipe de bar, sempre muito afinada.

VITRIOL_03
Vitriol: refrescante, picante e frutado

Agora o público do Guilhotina pode desfrutar dessa experiência e iniciar sua jornada etílica por onde bem entender: quem toma um drinque recebe a carta correspondente e, se quiser completar o baralho, deverá provar todas as 22 novas receitas. Não tudo no mesmo dia, recomenda-se.

A minha jornada dentro dessa história começou em fevereiro desse ano, quando Márcio apresentou o coquetel Lampone Sbagliato num evento da Campari (falamos dele aqui) e ainda está longe de ser completada. Mas posso garantir que há momentos suaves, intensos, doces, amargos, como ficou claro na noite de apresentação de O Louco.

Quem gosta de frescor tem tudo para se apaixonar pelo Vitriol (representando a carta O Mago), com bourbon Wild Turkey, licor Cherry Heering, cordial de framboesa, gengibre e base de Negroni. É também um trago bem complexo, com madeira, muita fruta no paladar, um certo amargor de fundo e picância acentuada vinda do gengibre. Perfeito para quando virem as noites quentes.

PIÑA NOSTRUM_02
Piña Nostrum: releitura da Piña Colada, porém com menos dulçor

Piña Nostrum (A Justiça) segue o estilo tropical de diversos coquetéis assinados por Márcio, tendo o rum como base. Nesse caso, o destilado caribenho da marca Angostura foi infusionado com abacaxi e mesclado a cachaça com coco natural, cordial de abacaxi, limão e manjericão. O resultado não é exatamente doce, como se pode imaginar; tem inspiração na Piña Colada, porém sem a cremosidade do original. Um drinque fresco, bem equilibrado e muito fácil de beber.

In Vino Veritas (O Imperador) é outra criação com rum (Bacardi Oro infusionado com especiarias), agregado ao mezcal (destilado mexicano de agave, primo do tequila), ao vinho Sauvignon Blanc, ao licor de cacau com abacaxi e aos bitters. Mais uma fusão bem complexa em que sentimos as especiarias bem presentes, o toque defumado do mezcal, o frutado do vinho e do abacaxi.

Le Pape (O Papa) é bem do meu jeito: forte e seco, estilo tapa na pantera. Leva gim Savvy, dois tipos de vermute (Oscar 697 Bianco e Extra Dry) e um toque de calamansi, frutinha cítrica asiática que vem fazendo sucesso nas gastronomias. Outra opção mais aromática com gim é o Classy as F**k (O Enforcado), com Bombay Sapphire, single malt Ardbeg, gengibre, xarope de especiarias e limão. Tem acidez, picância e também um fundo defumado vindo do single malt.

Por fim, o Metade Cheio é uma daquelas loucuras mixológicas: fat wash de óleo de castanha do Pará em gim Plymouth, vermute Oscar 697 Bianco, Fernet Branca com café 100% arábica, mel de uruçu amarela e tintura de pimentas brasileiras. É intenso e traz sensação alcoólica no paladar. Se quer começar a noite naquela base, pode ser uma boa pedida. Mas o começo da jornada quem decide é você.

LE PAPE_02
Le Pape: harmonia de gim e vermutes – um tapa na pantera para quem gosta de drinques secos

Vai lá: Guilhotina Bar, Rua Costa Carvalho, 84. De quarta a sábado, das 18h à 1h. Mais informações no site da casa. Todos os novos drinques têm o mesmo preço: R$ 31.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s