O gim espanhol que acaba de chegar ao Brasil é aromático e tem um caráter mais adocicado que o tradicional london dry. Mas dá para tirar partido desse perfil com as receitas corretas, como mostra a equipe do bartender Jean Ponce, do Guarita Bar
Por Sergio Crusco

A onda do gim continua a lamber nossas praias, bares e baladas – e não param de chegar novidades do Brasil e de outros cantos do mundo. Um dos lançamentos mais recentes é o Nordés Atlantic Galician Gin, que não impressiona apenas com esse nome todo composto. Este gim espanhol é bom de aroma e de paladar.

Quem é da secura, no entanto, vai continuar preferindo o tradicional london dry gin. O Nordés tem um toque de dulçor proveniente do álcool destilado a partir das uvas Alvarinho (ou Albariño), mesclado a outra parte de álcool de cereais. A Alvarinho, comum na Galícia e na região portuguesa dos Vinhos Verdes, é uma das uvas mais aromáticas daquelas bandas e costuma gerar alguns vinhos nobres. No gim, comporta-se da mesma forma, em harmonia com 11 botânicos da receita – entre eles o louro, a menta, o eucalipto, a verbena, a sálvia, o zimbro, o cardamomo e o gengibre.
O bartender Jean Ponce, sócio do Guarita Bar, apresentou a novidade a profissionais de bar e à imprensa, e ensinou como tirar partido desse dulçor e dessa exuberância de aromas. Para o Gim Tônica, ele recomenda nada mais que a dose de 50 ml de gim, gelo, água tônica e algumas folhas de sálvia para decorar e lançar aroma no ar e no drinque (dê aquele tapinha nas folhas antes de finalizar o coquetel). O fabricante sugere as próprias uvas brancas da base do gim como guarnição, mas cadê que você vai achar um cacho de Alvarinho dando sopa?
Se quer drinques mais complexos, a equipe do Guarita também criou duas receitas charmosas. O Pazó brinca com as proporções do Negroni e tem um caráter mais seco, até onde o perfil aromático do gim permite. Para quem gosta de um trago doce-azedo, tem o Ventos do Norte. Notaí…
PAZÓ
30 ml de Nordés gin
30 ml de vermute Carpano Bianco
30 ml de vermute Noilly Prat
3 dashes de bitter de laranja
Misture todos os ingredientes no copo de mistura com gelo e coe para um copo baixo com cubo de gelo grande e cristalino. Decore com uma flor comestível.

VENTOS DO NORTE
50 ml de Nordés Gin
5 ml de licor Chartreuse verde
25 ml de suco de limões taiti e siciliano
15 ml de xarope de açúcar
3 ou 4 folhas de limoeiro
1 folha de sálvia para decorar
Pó de cambuci para a finalização
Macere levemente as folhas de limão na coqueteleira, coloque os ingredientes, bata com gelo e coe para uma taça martini. Decore com uma folha de sálvia polvilhada com pó de cambuci.
*
O Nordés é importado pela Natique Osborne e tem preço médio de R$ 200, a garrafa de 700 ml.